No dia 8 de Julho, celebramos dois anos da morte de Emanuele Ferrario fundador da Rádio Maria. Um empresário do norte de Itália a quem Nossa Senhora pediu, após ter ficado viúvo, uma dedicação missionária com esta rádio que nasce em Erba, Milão em 1987 e que após cinco anos já se encontrava no primeiro país africano.
Emanuele Ferrario dedica-se mais de trinta anos a esta rádio Mariana, em conformidade com a Doutrina da Igreja Católica, missionária, que vive da Providência sem qualquer apoio que não sejam os donativos dos ouvintes e benfeitores, bem como sendo um milagre de voluntariado. A rádio Maria cresce, assim, como uma flor vigorosa graças ao amor a Nossa Senhora espalhando a sua fragância pelo mundo inteiro, estando atualmente em oitenta e três países.
A fragância da esperança, de uma companhia que ampara, a fragância de vidas transformadas que exalam o odor da santidade, a fragância da beleza do jardim ao qual pertence a rádio Maria que é a nossa bela Igreja, esposa sem mancha nem ruga, de Jesus Cristo. A fragância de vidas convertidas ao Evangelho de Jesus Cristo que a rádio Maria anuncia há trinta cinco anos. A fragância do voluntariado de tantas pessoas que amando Nossa Senhora servem a Sua rádio em todos os continentes. Esta fragância começou a exalar no primeiro país de língua portuguesa há mais de vinte anos. Desde Moçambique a Maputo, a seguir em Quelimane e agora também a caminho da diocese de Tete. Depois em Angola, na diocese de Viana na zona envolvente de Luanda. Também no Brasil onde já emitia via internet, este ano de 2022 (nos 200 anos da independência do Brasil) a rádio Maria ganha nova dimensão com início de transmissão FM desde Goiânia a partir do dia 1 de Agosto.
Por último em Maio de 2021 começa as suas emissões em Portugal com sintonia 102.2 FM Lisboa. 100.8 FM Porto, através da aplicação radio Maria play, no nosso site www.radiomaria.pt, bem como já presente nas plataformas de radio em canais de TV.
No jardim tão necessário de ser regado para florescer que é a Europa, Portugal foi o último país a ter a rádio Maria após a Inglaterra no ano anterior! Recordando os inícios da radio Maria na Rússia em 1997, em Espanha em 1999, na Ucrânia em 2010, só a título de exemplo. Podemos afirmar que agora esta fragância tem uma descrição mais portuguesa, como língua comum a tantos países de língua portuguesa onde já existia a rádio Maria. Como flores a adornar o jardim de Deus no Céu, assim se descrevem as almas devotas da Santíssima Virgem Santíssima.
Com a ajuda da rádio Maria queremos ser essas flores um dia no Céu, na plenitude da beleza de Deus. Esta fragância de Maria, que é Cristo exalada na vida e obra de Emanuele Ferrario, perdura agora nas nossas vidas e somos convidados, na mais profunda gratidão, a participar na bênção de espalhar esta fascinante fragância através da Rádio Maria.