Ouça em direto |

Linha Editorial

Siga-nos

Os principais componentes da programação da Rádio Maria são a oração, evangelização e promoção humana de inspiração cristã, e a informação iluminada pela fé. Também a música deve elevar a alma e abrir os corações.

“Quando temos a coragem de oferecer um conteúdo de alta qualidade a partir de uma clara afiliação cristã, a iniciativa recebe uma boa receção e melhores previsões de audiência, mesmo entre aqueles que, talvez, ouvem a mensagem do Evangelho pela primeira vez.”

Papa Francisco

A Oração

A oração é a atividade mais importante de Rádio Maria, é a espinha dorsal da Programação da Rádio Maria e define os ritmos para os principais momentos do dia. A oração inclui:

– Liturgia das Horas (Laudes, Intermédias, Vésperas e Completas)

– Santa Missa: todos os dias, em direto, às 9h00

– O Rosário: às 3h00, 6h30, em direto às 12h00, e às 19h30

Sem esquecer a oração do Angelus, as várias orações e o Terço da Misericórdia (todos os dias às 15h00).

“Todos os que ouvem os programas da rádio reconhecem que a Rádio Maria dá muito espaço à oração, testemunhando, assim, que quando nos abrimos à oração, abrimos-nos de par em par ao Senhor. Para isso, temos o modelo da Santíssima Virgem. Portanto, é necessário amar com o coração de Maria para viver e se sentir em harmonia com a Igreja.”

Papa Francisco

A Evangelização

A evangelização refere-se a todo o património de fé e cultura da Igreja Católica e inclui: o anúncio das verdades fundamentais da fé; a explicação sistemática do Catecismo da Igreja Católica; cursos de Teologia Dogmática, Teologia Moral, Sagrada Escritura, Espiritualidade, História da Igreja, Mariologia, Hagiografia, Doutrina Social da Igreja, Problemas Pastorais, Ecumenismo, Religiões não cristãs, etc.

“Difundindo o Evangelho e a devoção à Mãe de Jesus, promovendo o amor à Igreja e à oração, oferecemos um “caminho” capaz de proporcionar boas reflexões, para aprender a rezar, aprofundar os conteúdos da fé que fundamenta e abre horizontes. A rádio, desta forma, torna-se um meio que não se contenta a comunicar um conjunto de notícias, ideias, músicas sem fio condutor, e que procuraria apenas distrair ou mesmo entreter, torna-se, sim, num meio de qualidade para transmitir a verdadeira esperança: aquela que vem da salvação de Jesus Cristo.”

Papa Francisco

A Promoção Humana e Social

A promoção humana e social concentra-se em particular na Família, Educação, Bioética, Saúde, Trabalho, Respeito pela criação, etc. A informação apresenta os acontecimentos do mundo na visão da fé e informa corretamente os ouvintes sobre a vida da Igreja universal e local. Em todos os momentos da sua programação a Rádio Maria deve comunicar luz, paz e fraternidade. O seu testemunho de fé – e de fidelidade ao ensinamento da Igreja – constitui uma contribuição extremamente valiosa para a evangelização – objetivo último da Rádio Maria.

Apesar disto, a importância que damos à convivência e à interatividade com os ouvintes também se torna prioritária: quase sempre damos aos nossos ouvintes a oportunidade de ligar, enviar mensagens de texto, reagir nas redes sociais, podendo, sempre, fazer perguntas, dar um testemunho, etc. Queremos que os ouvintes façam sempre parte da nossa emissão.

“Convido-vos a perseverar no vosso compromisso que se tornou uma verdadeira missão: ser fiéis ao Evangelho e ao Magistério da Igreja e atentos à sociedade e às pessoas – especialmente aos mais pobres e marginalizados da sociedade – para que seja um ponto de referência e de apoio para todos os seus ouvintes.”

Papa Francisco